Tireoide – Mitos e verdades
- Dr Ruy Gomes Neto
- 16 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022
Muitos pacientes ficam encabulados na hora de tirar as dúvidas. Por isso a gente preparou uma listinha com alguns dos questionamentos mais comuns. Vamos nessa?

Hipotireoidismo engorda – MITO
As pessoas tendem a associar ganho de peso com acúmulo de gordura. Apesar de o hipotireoidismo resultar em alguns casos em um acúmulo de líquidos essa diferença de peso não passa dos 2kg quando ocorre e o tratamento reverte totalmente este efeito.
Ingerir hormônio da tireoide ajuda a emagrecer – MITO
Essa é uma lenda urbana perigosa a ingestão de hormônios e descontrolada e sem indicação acelera a perda de massa magra. Ou seja, de musculatura. O uso inadequado dos hormônios ainda causa arritmias cardíacas, hipertensão e uma série de outros problemas. Nunca se automedique.
Alterações da tireoide podem ser detectados com um simples exame de sangue – FATO
Sim ao medir a dosagem de certos hormônios na circulação sanguínea é possível fazer o diagnóstico. Mas, é claro que dependendo do caso e dos resultados outros exames são necessários.
Todo nódulo de tireoide é câncer – MITO
A maioria esmagadora dos nódulos é benigna.
Isso é doença de idoso – MITO Balela. Apesar de ser mais comum na fase adulta o hipotireoidismo pode dar as caras em todas as fases da vida. Na infância pode atrapalhar o crescimento e o desempenho escolar. Muitas vezes essa produção hormonal insuficiente decorre de uma enfermidade autoimune chamada de tireoidite de Hashimoto. Há também uma forma mais grave e rara o hipotireoidismo congênito, que afeta o recém-nascido desde os primeiros dias de vida e pode levar a sequelas cognitivas, neurológicas e de desenvolvimento se não for devidamente acompanhado. Essa é uma das doenças detectadas com o teste do pezinho.
Doenças da tireoide afetam a gravidez – FATO
Para uma gravidez tranquila é essencial que a glândula funciona normalmente, especialmente nas 12 primeiras semanas. Por isso é fundamental que a gestante saiba como anda a glândula nesse período em que alguns hormônios diminuem e outros passam a ser fabricados, a placenta começa a se formar e o bebê desenvolve seus principais órgãos.
Hipotireoidismo pode levar a depressão – FATO
50% dos pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas depressivos, isso ocorre porque os hormônios tireoidianos agem em várias áreas do cérebro inclusive nos sistemas noradrenérgico e serotoninérgico que são importantes para regular o humor. Portanto pacientes com hipotireoidismo devem ser avaliados quanto à alteração de humor e pacientes com depressão devem ter a função tireoidiana avaliada.
Hipotireoidismo causa impotência sexual – FATO
A doença pode causar diminuição da libido em ambos os sexos, além de impotência e diminuição na quantidade de espermatozoides para os homens.
Ainda ficou com alguma dúvida? Deixa seu comentário no nosso post lá no face ou no instagram e vamos te responder!
Comments