Radiofrequência para tratamento dos nódulos da Tireoide
- Dr Ruy Gomes Neto
- 19 de set. de 2022
- 1 min de leitura

A Radiofrequência é uma nova modalidade de tratamento dos nódulos da tireoide. Apesar da sua utilização para a tireoide ser nova no Brasil, já é usada há bastante tempo para tratamento de doenças em outras partes do nosso corpo. Além disso, existem estudos Asiáticos que demostram sua eficácia e segurança para os nódulos na tireoide desde 2009, nesses países, esse procedimento já é amplamente difundido e utilizado rotineiramente.
Atualmente, existem indicações bem estabelecidas para esse procedimento que permitem tratar o nódulo benigno utilizando uma agulha especial que faz a ablação do nódulo utilizando calor, tudo isso guiado pela ultrassonografia.
O procedimento é feito em ambiente hospitalar, dentro do centro cirúrgico, porém, apenas com anestesia local e uma leve sedação, isso permite que o paciente receba alta no mesmo dia e retorne as suas atividades normais o mais breve possível, em alguns casos até no dia seguinte.
Essa técnica é ideal principalmente para quem possui nódulos comprovadamente benignos e função normal da tireoide já que conseguimos tratar o nódulo sem alterar a função, podendo na grande maioria dos casos evitar a necessidade de reposição hormonal.



Comentários