Os 4 problemas mais comuns na tireoide
- Dr Ruy Gomes Neto
- 16 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022
Se não faltam funções e processos metabólicos influenciados por nossa tireoide, também não faltam distúrbios diferentes que a afetam. O que você sabe sobre cada um deles? Vamos revisar o assunto?

Pra começar a conversa onde fica a glândula? A tireoide está debruçada sobre a traqueia, na região inferior do pescoço abaixo da proeminência laríngea, popularmente conhecida como pomo de adão (presente tanto em homens quanto mulheres, apesar de mais proeminente neles). E o nome peculiar vem do grego thureós uma espécie de escudo oblongo, que até lembra os lobos da tireoide. Mas se fosse batizada hoje o escudo etimologia daria vez às borboletas.
Os distúrbios mais comuns são quatro:
Hipertireoidismo – excesso de hormônio da tireoide
Hipotireoidismo – redução de hormônio da tireoide
Nódulos e Bócio- manifestações benignas
Câncer da tireoide.
E os sintomas são gradativos e é claro variam de acordo com o caso. No hipertireoidismo são evidentes a perda de peso, aumento do apetite, soltura de ventre, transpiração excessiva, alterações do humor, insônia, aumento da pressão e frequência cardíaca, fraqueza muscular, surgimento de bócio, alteração dos ciclos menstruais e fertilidade.
Já o hipotireoidismo se manifesta quase sempre num extremo oposto com letargia, depressão, sonolência, frequência cardíaca reduzida, constipação, maior deposição de líquidos no corpo (aparente ganho de peso), aumento de sensibilidade ao frio, redução de libido e impotência.
Os nódulos provocam esses sintomas de maneira mais abrupta além de atrapalhar a deglutição e respiração, modificar a voz causando rouquidão e dor.
Comum a todos os 4 é a necessidade de buscar ajuda médica, diagnóstico com exame e enfim tratamento/acompanhamento de caso.
Comments