Por que os tumores de cabeça e pescoço são descobertos tardiamente?
- Dr Ruy Gomes Neto
- 4 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022

De cada quatro diagnósticos de câncer de cabeça e pescoço, três estão em estágio avançado. Isso acontece muito em função da demora de identificar os sintomas e de procurar um médico especialista no momento certo.
Em um exame clínico, tumores de cabeça e pescoço podem ser identificados com certa facilidade, sejam visualizados ou palpados. E a identificação precoce aumenta significativamente a chance de cura. Para isso, é preciso ficar atento a determinados sintomas que se mostram persistentes ou suspeitos.
Muitas vezes, o paciente só percebe que há algo errado quando surgem nódulos ou cistos. Entretanto, possivelmente já havia sinais que não foram percebidos. E eles dependem da região afetada e da característica do câncer.
Fique atento se estiver com:
- Rouquidão ou dificuldade para engolir
– Se houver perda de peso repentina e sem causa aparente
– Se aparecerem úlceras e lesões brancas ou vermelhas na boca, assim como gengivas inflamadas
– Aftas frequentes
– Mudanças de voz
– Nódulos no pescoço
Desconfie se um sintoma for frequente ou mais de um aparecer, e procure por ajuda imediatamente. Vale lembrar que álcool e tabagismo estão entre as principais causas dos tumores de cabeça e pescoço.
Lembre-se sempre: quanto maior a demora para identificar o câncer, mais agressivo será o tratamento. Não atrase o diagnóstico, agende a sua consulta de rotina.



Comentários